terça-feira, dezembro 08, 2009

Dewey, um gato entre livros



Em uma segunda feira de inverno, Vicki Myron estava retirando os livros da caixa de coleta da biblioteca de Spencer (Iowa) e teve uma surpresa que mudou a sua vida. Junto com os livros devolvidos pela comunidade durante o final de semana, se encontrava um gatinho laranja, assustado, sujo e, acima de tudo, congelado pelo frio que fazia dentro da caixa de metal.
Foi assim que nasceu a realação tão especial de Vicky com Dewey.
Aposto que você está perguntando “outro livro sobre bichinhos de estimação?” e você está completamente certo. O diferencial nessa história é que o gatinho Dewey não vira apenas o bichinho de estimação da bibliotecária que o encontrou, mas de toda uma cidade. Ao invés de levá-lo para casa, Vicky decide que ele deve ser adotado pela biblioteca onde trabalha há vários anos. O processo para conseguir que um gato seja adotado por um órgão público não deixa de ser complicado apenas porque essa história se passa fora do Brasil. No entanto, depois de conseguir essa façanha, ela nos conta como foi a relação de Dewey Readmore Books ("Do we read more books?" Nós lemos mais livros?) com uma quantidade inacreditável de moradores que o aceitaram de braços abertos e colos quentinhos.
Ao terminar esse livro, só uma dúvida rondava a minha mente: Porque eu insisto em fazer isso comigo mesma? Não aprendi nada com Marley?
Sinceramente, aconselho esse livro pois é realmente uma bela história, não só de um gatinho, mas do desenvolvimento e superação de toda uma cidade. Mas já vou avisando que não é para os fracos de coração. Só espero que esse livro também não vire um filme aumentando ainda mais o número de livros sobre bichinhos fofos nas livrarias. Amo cachorros, gatos, águias de cabeça careca, mas tudo o que é demais enjoa. Vou dar um bom tempo antes de ler um livro do tipo novamente, pelo menos dos reais. Dragões no entanto estão for a desta regra auto-imposta. :)

Achei esse vídeo, uma espécie de documentário sobre o Dewey, no blog Loucos por gatos. É ótimo! Assistam:



O gato que conquistou uma pequena cidade no interior dos E.U.A e agora vai conquistar você.
A rotina da pacata cidade de Spencer, Yowa, Estados Unidos, se transforma após Dewey, um gato, ser encontrado na Biblioteca Pública. A diretora da Biblioteca, que achou o gatinho na caixa de devolução, resolve contar a história e lança o livro, Dewey, um gato entre livros. O livro escrito por Vicki Myron, com colaboração de Bret Witte é a história real de um gato que fez da biblioteca - e da cidade de Spencer- sua casa e de seus habitantes, os melhores amigos.


Compre Dewey, um gato entre livros no Submarino.


13 comentários:

  1. Ei Rê,
    Acredita que este livro está aqui em casa a tempos e eu ainda não li...minha avó ganhou de aniversário e amou, minha irmã leu e não gostou, ai eu deixei para depois pq a pilha está enorme. Mais sua resenha me animou a ler ;)
    bjo
    nanda

    ResponderExcluir
  2. Eu amei este livro, tem uma resenha dele no meu blog... e o nome do gato é tudo de bom, não é? :)

    ResponderExcluir
  3. Nanda,

    Eu consegui esse livro no Trocando livros. Poxa, não pode deixar pegando pó, não :( rs...

    Fernanda,

    Eu li a sua resenha! Acho que estava correndo e não consegui comentar.
    O nome dele é o melhor! hehehe...

    Bjão pra vcs ^_^

    ResponderExcluir
  4. Oii;
    Gostei muitoo do seu blog, é lindo!
    =D
    Já estou te seguindo, e vou linkar também, quero voltar sempre.
    Ahh, eu quero tanto ler esse livro, as meninas estão falando tão bem e vc também. Tô curiosa rsr
    Mas estou encalhada em uma pilha de livros (mais de trinta!) Tudo na estante esperando.

    Tenho um blog sobre livros, se quiser ver -> Uma Janela Secreta:

    http://umajanelasecreta.blogspot.com/

    Bjss!

    ResponderExcluir
  5. Chorei muito quando li Dewey. E mais ainda depois de ver os videos que tem no site dele...

    Adorei seu blog.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Celsina,
    Obrigada =D
    Lê sim e depois vêm me contar o que achou!

    Leo,
    o pior é que o meu cachorrinho tá velhinho e aí já viu, né? Chorei pelos dois...
    Obrigada ^_^

    Bjinhos, Rê.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rê...

    Sabe, eu não sou fã de gatos (tenho 3 cachorros), mas depois do Dewey passei a olhar os bichanos com outros olhos...

    Beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dé :)

    Tb tenho 3 cachorros!!!
    Depois de ler esse livro fiquei pensando se não seria melhor adotar um gatinho quando for morar sozinha. Eles parecem muito mais bonzinhos. Será só impressão miha?

    Bjinhos, Rê.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rê
    Amei o livro, pois amo gatos (tenho quatro mas estou precisando doar 2, não estou dando conta de cuidar de tantos assim). Já tinha visto várias fotos do Dewey mas ainda não tinha visto nenhum video. Que lindo ele era, que carinhoso...chorei tanto lendo o livro!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rê, tem um selo para você lá no meu blog. abraço,

    ResponderExcluir
  11. Lia,
    Eba! Qdo for morar sozinha falo com vc pra ver se ainda quer doar algum gatinho.
    O vídeo é lindo mesmo. Eu amei!

    Eba, Leo!
    Brigadão. Tô indo lá buscar!

    Bjinhos, Rê.

    ResponderExcluir
  12. oi querida vim agradecer a visita lah no meu blog .. e dizer que eu adorei o seu blog e a primeira visita de muitas ... sobree a resenha eu jah peguei este livro na maum e naum comprei sabe desistir ,... deve ser pq eu naum sou chegada a felinos ...
    bjokasss
    to seguindo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ludmilla.

    Obrigada! Vou ficar mesmo esperando suas visitas :)
    Eu tb nunca fui apaixonada por gatos, mas esse livro me chamou muito a atenção por se passar em uma biblioteca. Eu gostou um pouco de lvros, sabe? hhehehehe...

    Bjinhos, Rê.

    ResponderExcluir